Trintou! Sobradinho II celebra três décadas de existência

01.11.2019

 Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

 

Com cerca de 85.574 habitantes, Sobradinho II comemorou 30 anos no mês de outubro. A região, a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto, foi fundada em 1989 pelo falecido ex-governador Joaquim Roriz. O Adensamento da região é consequência do aumento populacional de Sobradinho. Hoje a localidade tem independência administrativa e conta com oito escolas públicas, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

 

Denominada inicialmente como Núcleo Habitacional Sobradinho II, a cidade surgiu no início da década de 1990 e integrava a Região Administrativa de Sobradinho. O objetivo era de transferir famílias que residiam em condições irregulares e precárias. Em 27 de janeiro de 2004, a Lei nº 3.314 permitiu o desmembramento da Região Administrativa V – Sobradinho, criando a Região Administrativa XXVI Sobradinho II.

 

 

Segundo a administração local, Sobradinho não possuía um projeto de expansão urbana, o que gerou um grande problema com o crescimento das famílias locais e a chegada de novos moradores. Então, vários lotes começaram a abrigar mais de uma família. Em 1990, foi criado o Programa de Assentamento de População de Baixa Renda. Foi quando a região administrativa experimentou uma explosão populacional.

 

 

A primeira missa comemorativa do aniversário da cidade foi celebrada em 11 de outubro de 1991, pelo padre Jonas Vettoracci. Desde então essa é a data escolhida para comemorar o aniversário.

 

 

Em comemoração à data simbólica, no dia 11, estudantes de escolas da região participaram de desfile cívico em frente à biblioteca pública (próximo à Administração Regional). Depois disso ocorreu o tradicional canto de parabéns e o corte de bolo.

Compartilhe
Please reload

Please reload

Se você tem uma sugestão de matéria para o Jornal Nosso Bairro, mande uma mensagem pra gente que nós iremos apurar. 

É só preencher o formulário abaixo.

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano