Setembro traz alerta para depressão e combate ao suicídio

06.09.2019

 

 

Com a chegada de setembro, intensificam-se as iniciativas em prol da valorização à vida, combate ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio registrados no Brasil tem relação direta com transtornos mentais. Os principais são depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.

 

 

Todos os anos, mais de 12 mil pessoas morrem em decorrência de suicídio no Brasil   de acordo com dados levantados pelos organizadores do Setembro Amarelo, campanha organizada para dar destaque à saúde mental e emocional das pessoas. O movimento é promovido todos os anos desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), justamente por ser o mês do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10.

 

 

Este ano, a campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, decorrente do Setembro Amarelo e organizada pela Upjohn, empresa de fabricação de produtos farmacêuticos, traz consigo o símbolo do girassol. A flor foi escolhida pela forma como desenvolve seu ciclo natural. Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. O objetivo da iniciativa é abrir um diálogo acerca dos assuntos que norteiam a campanha "Setembro Amarelo", alertando a sociedade sobre a importância do tema.

 

 

Desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e participação do Centro de Valorização à Vida (CVV), a campanha traz ações digitais e de rua para combater e conscientizar sobre os estigmas da depressão. Nas redes sociais, os usuários são convidados a postar o ícone do girassol para mostrar que estão dispostos a falar sobre o assunto. Interessados em colaborar com o movimento podem acessar ao site: www.depressaosemtabu.com.br

Compartilhe
Please reload

Please reload

Se você tem uma sugestão de matéria para o Jornal Nosso Bairro, mande uma mensagem pra gente que nós iremos apurar. 

É só preencher o formulário abaixo.

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano