Sala de Internação da UPA de Sobradinho II é reaberta

06.09.2019

 

Unidade é a única a funcionar 24 horas por dia, além do
Hospital Regional de Sobradinho

 

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Após um ano sem funcionar, um consultório e a Sala Amarela com dez leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho II foram reabertos no último mês de agosto. A solenidade de reativação contou com a participação do governador Ibaneis Rocha, do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e do presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF), Francisco Araújo.

 

 

Na visão do governador Ibaneis Rocha, “com a reforma das UPAs e das UBS, vamos ter condições de dar um atendimento melhor à população”. Para Ibaneis, a reabertura do setor traz um benefício muito grande para a comunidade local, que apesar de numerosa, carece de serviços nessa área. “Aqui nós temos uma população que durante muito tempo ficou desassistida, com grandes problemas de infraestrutura. Estamos renovando e abrindo alas que estavam fechadas, além de criar setores para a unidade”, destacou o governador.

 

 

A reforma e o reabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares e novos profissionais para o atendimento foram garantidos pelo Iges/DF. Já foram encaminhados 16 médicos, 26 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratório para a Unidade. Até o próximo mês, a ideia é que mais profissionais sejam realocados.

 

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, salientou que “a condição é favorável para que a gente possa estabelecer melhorias e oferecer isso à população”, destacando que o contrato de manutenção predial permitirá o bom funcionamento da UPA.

 

 

A Sala Amarela recebe pacientes que têm indicação de internação, devendo ficar em observação por, no máximo, 24 horas. Caso seja necessário ampliar esse tempo, a equipe providencia a transferência – de forma segura, em ambulância – para os hospitais que tiverem vaga.

 

 

A Sala Amarela conta com pontos de oxigênio, leitos e carrinhos de emergência equipados para atendimento em caso de parada cardiorrespiratória. O paciente é atendido por equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, nutricionista e assistente social. Também atuam na UPA bioquímicos, farmacêuticos e odontologistas.

 

 

Atualmente, a UPA de Sobradinho realiza, em média, 2,7 mil atendimentos mensais. Além da sala Amarela, a Unidade conta com a Sala Vermelha, que possui quatro leitos para atender pacientes graves. O espaço é equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, bombas de infusão e rede de oxigênio. Os aparelhos são similares aos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

 

Fercal, Sobradinho I e II são as principais Regiões Administrativas atendidas pela unidade. Em dados populacionais, as três RAs reúnem cerca de 150 mil pessoas, sendo que 85 mil pessoas, 56% do total, moram em Sobradinho II.

 

 

Além da UPA, a rede pública de Saúde local conta com mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Entretanto, apenas o HRS e a UPA funcionam 24 horas.

 

 

Compartilhe
Please reload

Please reload

Se você tem uma sugestão de matéria para o Jornal Nosso Bairro, mande uma mensagem pra gente que nós iremos apurar. 

É só preencher o formulário abaixo.

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano