Outubro Rosa: campanha de conscientização sobre o câncer de mama

 

 

Outubro marca o início de uma das campanhas mais importantes em prol da saúde feminina: o Outubro Rosa. Atualmente, no Brasil, os números de afetados pelo câncer de mama são preocupantes. De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2019, cerca de 60 mil novos casos devem ser descobertos no país.

 

 

Especialistas alertam para a necessidade de a mulher manter seus exames de rotina em dia, especialmente a mamografia, uma vez que o diagnóstico precoce se mostra como a principal ferramenta de prevenção. Os principais sintomas são: edemas na pele das mamas, retração da pele, inversão recente dos mamilos, descarga papilar (saída de secreção através da papila mamária), vermelhidão, coceira no mamilo ou endurecimento de parte da mama. Porém, é importante ressaltar que muitas vezes o câncer não é detectado pelo autoexame, principalmente quando a mulher possui mais de 50 anos.

 

 

No DF, representantes de todas as regiões de saúde se reuniram para preparar as atividades alusivas à campanha. Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as policlínicas estarão abertas para o acolhimento das pacientes e a solicitação dos exames de mama e o citopatológico (Papanicolau). A expectativa é de realizar cerca de 100 mil atendimentos.

Compartilhe
Please reload

Please reload

Se você tem uma sugestão de matéria para o Jornal Nosso Bairro, mande uma mensagem pra gente que nós iremos apurar. 

É só preencher o formulário abaixo.

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano