ICMBio alerta para trombas d’agua na Chapada dos Veadeiros

01.11.2019

 Salto do Rio Preto (Chapada dos Veadeiros) - Foto: Divulgação

 

Com a chegada do fim do ano, os órgãos ambientais e de segurança começam a alertar os turistas que visitam as cachoeiras da região do centro-oeste sobre o risco iminente de trombas d’água.

 

 

O biólogo Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ressalta a necessidade do cuidado redobrado para quem visita a região nesse período. Tatagiba recomenda que, ao entrar no rio, o banhista localize pedras que lhe permitam marcar mentalmente o nível das águas. "Se perceber que a pedrinha ou o nível de referência sumiu, acompanhado de uma possível turbidez da água, é sinal de que uma tromba d’água se aproxima", comenta.

 

 

A presença de folhas e galhos flutuantes no rio é outro indício de que uma tromba d'água possa estar a caminho. Porém, como seus indícios são sutis e há pouco tempo para reagir, o turista deve se manter sempre atento durante a visita nesses locais

 

 

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, segundo Tatagiba, todos os turistas têm de assinar um termo de conhecimento dos riscos - que incluem, além das trombas d'água, animais peçonhentos e pedras escorregadias, entre outros pontos. Os cuidados adotados impediram que o parque registrasse qualquer morte por tromba d'água desde 1996 - embora o fenômeno seja frequente nos rios locais.

Compartilhe
Please reload

Please reload

Se você tem uma sugestão de matéria para o Jornal Nosso Bairro, mande uma mensagem pra gente que nós iremos apurar. 

É só preencher o formulário abaixo.

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano