PUBLICIDADE:

Treinamento de recenseadores que irão trabalhar no Censo 2022 no DF inicia nesta segunda-feira




O treinamento dos aprovados e convocados no processo seletivo simplificado do edital 2021/10, para recenseadores que trabalharão no Censo 2022, começou nesta segunda-feira (18/07) no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) da Asa Norte. Ao todo, a seleção ofertou 2.631 vagas para o posto no IBGE/DF, dentre elas 23 para pessoas com deficiência e 526 para pessoas pretas e pardas.

O treinamento acontecerá até sexta-feira (22/07). Após essa etapa, será realizada uma prova para mensurar os conhecimentos necessários para realizar o trabalho. Apenas após a aprovação, os participantes serão convocados para entregar a documentação de admissão, a partir do dia 25/07.


O perfil dos aprovados é variado, contando com pessoas das mais diversas idades. Uma das candidatas que confirmou a presença no treinamento, Rene Esther Boechat de Lacerda, de 78 anos, afirma que tem a expectativa de realizar o trabalho da melhor maneira possível e que, apesar da idade, tem muita agilidade para andar e bater à porta dos brasilienses. “Me sinto honrada de poder participar do censo, coletando dados para descrever o Brasil e os brasileiros. Sinto que estou cumprindo o meu dever como cidadã”, declara a assistente social aposentada.


Outro candidato, Gregori Pereira de Albuquerque, de apenas 16 anos, é o mais novo recenseador convocado no Distrito Federal. Quem o inscreveu para participar no concurso foi sua mãe, que viu a seleção como uma oportunidade para o filho, que já preenche o pré-requisito de ter o ensino fundamental completo. O estudante diz que está feliz com a oportunidade e fala das suas expectativas sobre o treinamento. “Espero que o treinamento tenha bastante prática, mais do que apenas a parte conceitual. O manual já fornecido tem muitos conceitos, então espero que a capacitação apresente tarefas para a gente fazer, para que a gente possa aprender a desempenhar um serviço de qualidade”, declara o jovem.


Membros da mesma família também se inscreveram para trabalhar no Censo 2022. Mãe e filha, a doutoranda em Ciências Ambientais Ana Raquel de Mesquita Garcia e a estudante de Psicologia Clara Garcia Catarino, ficaram sabendo da seleção pelas redes sociais e estão entre as convocadas para participar do treinamento para recenseador. Se aprovada, esse será o primeiro trabalho da estudante de graduação.


O recenseamento demográfico é um estudo estatístico que possibilita o recolhimento de várias informações sobre uma população. O censo coleta dados como como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. O estudo é realizado normalmente de dez em dez anos, sendo que o último foi conduzido em 2010.

O próximo censo deveria ter sido realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional é realizar todas as etapas adotando protocolos de prevenção à Covid-19.

O Censo 2022 irá cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. No Distrito Federal, a expectativa é mais de 1 milhão de endereços a serem visitados pelos recenseadores tanto na região urbana quanto rural.


A coleta do entorno urbanístico no Distrito Federal foi finalizada com tanto sucesso que os supervisores foram para Mato Grosso apoiar a coleta em alguns municípios. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (61) 3319-2157 ou (61) 3319-2171.

PUBLICIDADE:

anuncio_la_salle_vertical_retangle.jpg
Banner Solino.png
Gif-01.gif
quadrado_quasar.png

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE: