PUBLICIDADE:

Sobradinho: 59 anos de cultura, religiosidade e desenvolvimento




Batizada em alusão ao Córrego que passa pela região, a cidade de Sobradinho completa neste mês 59 anos. Inaugurada quase ao mesmo tempo que Brasília, Sobradinho figura entre as primeiras Regiões Administrativas do Distrito Federal, com seu aspecto planejado e moderno, assim como o Plano Piloto. No decorrer de quase seis décadas, Sobradinho se colocou como um forte polo cultural e comercial da região.


Conhecida por suas feiras livres, a região era o núcleo de abastecimento de toda a população da Saída Norte do DF. Raimundo Ricardo, comerciante da Feira Modelo, afirma que era comum ver pessoas de fora do DF visitando o comércio local. “Já vi muita gente de outros estados vindo aqui em Sobradinho comprar. Na década de 90, eramos o polo comercial mais forte do Distrito Federal”.


A veia cultural sempre marcou presença nos eventos da cidade. Toninho de Souza, artista plástico local, relembra os eventos que marcaram a história da cidade. “As boates e os shows nas escolas, os espetáculos no teatro da quadra 12, as festas que ocorriam na Feira da Lua, na quadra 8, nos anos 90. Sobradinho sempre foi um dos principais polos culturais do DF, não submetida aos modelos do Plano Piloto”, relembra.


A cidade também se firmou como um dos pontos turísticos nacionais no roteiro católico ao longo dos últimos 34 anos, fazendo da Via Sacra parte da identidade dos moradores da região. “A Via Sacra de Sobradinho é uma oportunidade de reunir o público da cidade e causar reflexão e fraternidade em uma data tão importante”, afirmou o Administrador Regional, Eufrásio de Oliveira.


Em comemoração aos seus 59 anos de idade, a Administração Regional preparou uma série de eventos durante todo o mês de maio. A população tem a oportunidade de acompanhar mais de dez atividades entre missa de Ação de Graças, exposição de empreendedores locais, sessão solene de hasteamento da bandeira, culto evangélico, passeio ciclístico, além das diversas atividades culturais que irão ocorrer durante todo o sábado (11) na praça Theodoro Freire, na quadra 8.


O objetivo da Administração é conseguir agregar todas as culturas e estilos existentes na cidade. “Sobradinho é uma cidade muito tradicional. Assim que o ano começa, a população já se prepara para as comemorações, principalmente as mais tradicionais, que são o desfile cívico e as cerimônias religiosas”, disse o administrador da região, Eufrásio de Oliveira.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

11/05 (sábado)

Praça Theodoro Freire (Quadra 8)

10h: Expo Sobradinho

16h: Arte na Praça

17h às 21h: Samba na Praça

16/05 (quinta-feira)

Igreja Manancial (Quadra 15)

19h30: Culto Evangélico

17/05 (sexta-feira)

Igreja nossa Sra. Do Rosário de Fátima (Quadra 08)

19h30: Missa católica

19/05 (domingo)

Parque dos Jequitibás (Quadra 11)

09h00: Sobral do Lazer.

09h00: Missa Católica: Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Quadra 8)

09h30: Passeio Ciclístico até o Parque dos Jequitibás.

#Sobradinho #aniversario #saidanorte

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: