PUBLICIDADE:

Salto do Itiquira: onde a tranquilidade e o espírito aventureiro se encontram





Um pé na estrada e outro na terra batida. No segundo destino da Expedição JNB pelo Cerrado, nos aventuramos na trilha em direção ao Salto do Itiquira, um mirante na beira da Cachoeira do Itiquira, com aproximadamente 170 metros de altura, uma das maiores quedas do Centro-Oeste. Durante a trilha, uma série de cachoeiras para banho, além de belas paisagens compostas pela vegetação nativa da região.


Ao todo, 4,5 quilômetros separam o início da caminhada do seu destino no Salto do Itiquira. A trilha, de dificuldade moderada, possui momentos de terreno tranquilo, alternando com subidas íngremes e áreas mais acidentadas. Protetor Solar, boné ou chapéu e muita água são os equipamentos indispensáveis para fazer uma caminhada segura. E claro, utilize um calçado fechado para evitar machucar os pés.


O horário ideal para início do passeio é por volta das 9h30, pois o sol ainda não estará muito intenso, além de garantir um bom percurso de volta, ainda à luz do dia. Em um ritmo leve, sem muito esforço, o trajeto de ida e volta pode ser feito em até quatro horas, variando de acordo com as paradas nos locais de banho.


Logo no começo da trilha, a 400 metros do início, a Cachoeira do Espanhol presenteia os aventureiros com piscinas naturais bem próximas de sua queda d’agua, de aproximadamente quatro metros de altura. Até aqui, a trilha é bem leve, com uma estrutura de escadas e piso nivelado.



Um pouco mais a frente, cerca de vinte minutos de caminhada, está um dos pontos mais famosos da trilha, a Cachoeira do Indaiá. Com cerca de 15 metros e um grande poço de águas geladas, o ponto costuma ser o atrativo principal de quem faz a trilha. Cercada por grandes paredes de pedra e longas árvores, o local é perfeito para quem está procurando tranquilidade, sombra e água fresca. Por ter um nível de acessibilidade aceitável (a descida para a cachoeira é realizada por uma escada feita no terreno, com corrimãos de corda), crianças a partir de cinco anos de idade podem chegar tranquilamente.


Seguindo adiante, o cenário fica mais natural, com uma trilha por meio da mata, com subidas mais acentuadas e declives agudos. A trilha segue acompanhando o leito do rio por cima do vale. Após cerca de 40 minutos de caminhada, é possível ver a segunda maior queda da trilha. A Cachoeira Véu de Noiva, com 30 metros, é o local preferido dos praticantes de esportes radicais, como rapel e escalada. Para acessá-la, uma trilha alternativa leva o trilheiro para a base da cachoeira, atravessando o rio.


Depois de duas horas de caminhada, chegamos ao final da trilha, a ponta do penhasco onde fica localizada a Cachoeira do Itiquira, com sua queda de 170m. Ao olharmos para baixo, a sensação de vertigem toma conta do olhar, por isso recomendamos cuidado ao aproximar-se da beirada. De lá, é possível se deliciar com a bela paisagem de um vasto planalto que se encontra logo à frente, de onde pode se avistar para além do município de Formosa, em Goiás. Antes de fazer o caminho de volta, o aventureiro pode descansar em uma piscina natural próxima, com águas calmas e uma pequena corredeira.



SEGUE A TRILHA

Localizada a aproximadamente 55 km de Sobradinho, a trilha do Itiquira, ou Trilha do indaiá como também é conhecida, fica localizada na Fazenda Citates. Para chegar até lá, o motorista deve seguir pela BR-020 até a saída para BR-010, logo após Planaltina. Seguindo o trajeto, siga por mais 15 km até a rotatória da rodovia GO-430, entrando à direita. Em seguida, deve virar à esquerda após 2 km, onde se inicia a estrada de terra que vai direto para a entrada da Fazenda, onde há um amplo espaço de estacionamento. O valor cobrado para entrada é de R$ 20 reais por pessoa.



#SaltodoItiquira#Ecoturismo#Formosa#cachoeira#trilha

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: