Rebio da contagem recebe aceiros nesta quinta-feira (28)
Atualizado: 10 de jun. de 2020

Com o período de secas no Distrito Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está realizando, desde a tarde desta quinta-feira, aceiros preventivos na Reserva Biológica da Contagem (Rebio).
Devido à proximidade com o local, os condomínios Vivendas Colorado I e II, Lago Azul e Bela Vista ter a atenção redobrada para evitar possíveis acidentes ambientais.

O aceiro é uma prática que cria pequenos espaços sem a vegetação no entorno de um imóvel, prevenindo que o fogo das queimadas se alastre por grandes áreas. O aceiro realizado na Rebio da Contagem é conhecido como aceiro negro, quando uma faixa de vegetação passa por um processo de queima controlada, criando uma barreira entre terrenos diferentes.
Outro tipo de aceiro muito utilizado é o do tipo mecânico, onde a limpeza do terreno é feita por maquinário de corte.
De acordo com Manoel Eurípedes, da Gerência do Fogo do ICMBio, o aceiro é realizado na Rebio desde 2014. De acordo com o técnico, “em 2007, tivemos uma experiência ruim no Parque Nacional. Tivemos 6 mil hectares queimados. Em 2010, foram mais 11 mil hectares. Desde então fazemos os aceiros”.