PUBLICIDADE:

Quinze mil pessoas em busca do sonho da Universidade


Foto: Agência Brasil/EBC

Quinze mil estudantes realizaram no último final de semana o vestibular da Universidade de Brasília (UnB). As provas ocorreram em diversas localidades do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, 2105 vagas foram oferecidas em 98 opções de graduação no período diurno e noturno nos quatro campi da Instituição.

No campus de Planaltina, 85 vagas foram ofertadas divididas em cursos de bacharelado e licenciatura. Entre as opções estão as graduações em Ciências Naturais, Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio.

As oportunidades para ingressar na UnB estão distribuídas em três sistemas de acesso: Universal, com 922 vagas, de Cotas para Negros, com 112 oportunidades, e de Cotas para Escolas Públicas, com outras 1071 vagas. O curso de Medicina continua sendo o mais concorrido, alcançando uma demanda de 397 candidatos por vaga. Em segundo lugar, a graduação em Direito, com 70 candidatos por vaga em ampla concorrência.

O jovem Bruno Lira, de 19 anos, tentará o exame pela segunda vez. O estudante concorre a uma vaga no curso de Ciência Política, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Para o candidato, a experiência de exames anteriores é um ponto positivo para entrar na universidade. “Já participei de outros processos seletivos. Na UnB, é a minha segunda tentativa. Dessa vez, estou mais calmo e confiante de que conseguirei a vaga”, explica.

Para o estudante, o segredo para fazer uma boa prova está na concentração. Bruno levou para o exame “apenas o essencial, uma caneta e a garrafinha com água. Acredito que os lanches no meio da prova podem me tirar do ritmo, desviando minha atenção”.

As provas do vestibular foram realizadas em sete regiões do DF: de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF). Em Goiás, as cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) também realizaram o exame. Uberlândia, em minas Gerais, também recebeu estudantes para realização das provas.

De acordo com a Instituição, os gabaritos das provas devem ser divulgados a partir do dia 04 de junho (terça-feira). Após a correção das provas e verificação das notas, os participantes poderão alterar a pré-opção de campus/curso/turno por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB). O resultado final com a lista de aprovados deverá ser anunciado no dia 8 de julho.

Para mais informações sobre o andamento do processo de seleção, basta acessar o site do evento, https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/vest_unb_19, ou entrar em contato na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – pelo telefone (61) 3448 0100.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: