PUBLICIDADE:

Primeiro evento internacional do Fórum Urbanidade contou com especialista em espaços públicos



Nesta quinta-feira (24), o Fórum Urbanidade, iniciativa que promove debates online gratuitos sobre temas relacionados a cidades, levou ao ar o seu primeiro evento internacional tendo como convidado o sociólogo, especialista em Placemaking e co-fundador da PlacemakingX, Ethan Kent.


O evento é realizado pela Editora Nosso Bairro, em parceria com a Fundação Aron Birmann e a Urbanizadora Paranoazinho. Os debates envolvem temáticas urbanas do pontos de vista da arquitetura e do urbanismo levando e consideração o impacto no cotidiano das cidades.


O termo Placemaking, pode ser traduzido para o português como “fazer lugares”. Ele diz respeito ao processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos focados exclusivamente na experiência das pessoas, viando transformar espaços e pontos de encontro em comunidades.


Para isso, são observados os usos dos espaços públicos, estudados os gostos e costumes das pessoas que vivem e passam por aquele ambiente, a fim de identificar suas necessidades e desejos. Essas informações tornam possíveis a implementação de mudanças que possam trazer benefícios imediatos para o espaço e para quem o frequenta.


O evento abordou as características, como funciona, quais as principais iniciativas do gênero e os principais exemplos de intervenções urbanas de sucesso pelo mundo. Em sua fala, Ethan revelou que o Brasil é um país promissor no que diz respeito a iniciativas de ressignificação de espaços públicos.


“O Brasil é um dos países mais férteis no desenvolvimento de iniciativas de Placemaking, temos lá um grande espaço para que ele possa se expandir, melhorando a qualidade das cidades e o bem-estar da população”, destacou. Ethan indicou também que as intervenções nas cidades podem modificar totalmente características vistas como negativas, ativar centros, diminuir a criminalidade, ampliar a sensação de segurança e tornar o ambiente urbano saudável para todos que lá vivem.


O webinar contou com a participação de expectadores do Brasil e também de diversos lugares do mundo. Agora, o evento fica disponível no perfil do Fórum do Youtube para quem desejar rever.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: