PUBLICIDADE:

Obras da Saída Norte deverão ser concluídas em 2019


O ano de 2019 começou, mas as obras da Ligação Torto-Colorado, prometidas para dezembro de 2018, só devem ficar prontas no fim deste ano. Com o objetivo de desafogar o trânsito que se forma nos horários de pico no trecho da BR-020 entre o Torto e o Grande Colorado, a criação de seis novas faixas marginais à rodovia federal pretende diminuir o engarrafamento no trecho.

A Obra da BR-020, no trecho da Ligação Torto-Colorado, custou incialmente R$ 87 milhões, de acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF). Após anúncio do novo prazo, o órgão informou que a obra custará mais R$ 3 milhões para ser concluída.

Pelo trecho, passam diariamente mais de 50 mil carros nos dois sentidos. De acordo ainda com o órgão, a demora na entrega se justificou por conta de alterações no projeto e pelo clima chuvoso da capital no final de 2018. “O prazo foi estendido para este ano porque foi necessário fazer uma adequação no projeto original, em que adicionamos uma travessia para ciclistas, através do túnel sob a DF-150. Além disso, o período chuvoso, que em 2018 foi prolongado e atípico em relação aos anos anteriores, também contribuiu para o atraso", comenta a assessoria do órgão.

O especialista de trânsito, Márcio de Andrade, elogia a alteração do projeto. Para Márcio, as vias marginais “criam espaços maiores para o trânsito, que permitem maior acessibilidade aos lotes lindeiros, sem interferir no fluxo da BR.”

O especialista explica que, mesmo com a obra, a necessidade da faixa reversa em horários de pico deverá ser mantida. “Devemos observar o novo comportamento da via e, havendo necessidade, a faixa reversa poderá ser aplicada”, explica.

A analista de sistemas e moradora do condomínio RK, Mayara Lovain, passa pelo trecho diariamente indo ao trabalho, no Plano Piloto. Mayara gasta, em média, 30 a 35 minutos para se deslocar entre sua casa e o trabalho. “Estou acostumada com o engarrafamento na região, mas depois da criação da faixa reversa o trânsito aliviou um pouco”, relata.

Mayara acredita que a criação de novas vias melhorará ainda mais o trânsito da região. “Apenas com uma faixa, como é o caso da faixa reversa, o tempo do meu trajeto diminuiu bastante. Acredito que a inauguração de mais seis faixas nesse trecho trará um bom fluxo para o trânsito e uma economia de tempo para nós moradores da região”, pontua.

A obra não tem prazo exato para conclusão. Segundo o DER, a expectativa é que as vias estejam em funcionamento até o final de 2019.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: