top of page

PUBLICIDADE:

Novas placas entrarão em vigor em fevereiro, afirma Detran



Após mais de um ano de idas e vindas, o novo sistema de Placas de Identificação Veicular (PIV) deverá ser finalmente implantado no Distrito Federal. Por conta da alteração para o novo Sistema, O Departamento de Transito do Distrito Federal (Detran), não estará disponível entre os dias 30 e 31 de janeiro para realização de serviços de alteração de placas.

Para a mudança de placas, será necessária uma adequação no sistema de informática que gerencia todas as informações da frota local de veículos. Por isso, qualquer tipo de transição no sistema não será possível até a conclusão do processo.


Sistema de transição

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável por desenvolver a ferramenta que será utilizada, o sistema nacional de emplacamento permite a rastreabilidade digital de fabricação, distribuição, recebimento e inutilização de placas semiacabadas (blanks), bem como a autorização, estampagem e vinculação das novas placas ao respectivo veículo.

O Detran está obedecendo a Resolução nº 780/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre o novo sistema de placas de identificação de veículos registrados no território nacional e as medidas de transição entre o atual e o novo sistemas. O prazo máximo de adesão, determinado para o dia 31 deste mês, inclui todos os órgãos e entidades executivas de trânsito.


O que muda

A principal mudança da nova placa está no padrão visual, que será sempre com fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números (veja mais acima).

A sequência também foi alterada. O sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).

Quem precisa trocar

A implantação ou substituição de placas será obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, alteração de categoria, transferência de unidade da federação, quando houver ocorrências de furto/roubo/extravio ou dano à placa, situações em que o proprietário requeira placa avulsa e, por último, caso seja necessária a instalação de segunda placa traseira.

O serviço também será aplicado no caso de transferência de propriedade em que o vistoriador sinalizar, no relatório, a necessidade de troca.

A nova PIV traz elementos de segurança, como o emblema oficial do Mercosul, a bandeira do Brasil impressa na película retrorrefletiva, o distintivo internacional do Brasil – BR e a marca d’água com o emblema do Mercosul em formato circular e código bidimensional (2D).


#detran #placa #veiculos #emplacamento #legislação #placamerscosul #transito

PUBLICIDADE:

anuncio_la_salle_vertical_retangle.jpg
Banner Solino.png
Gif-01.gif
quadrado_quasar.png

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

bottom of page