PUBLICIDADE:

Mutirão da Cidadania oferece vários serviços gratuitos para a comunidade local


Realizados há mais de 9 anos pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, o Mutirão da Cidadania desembarcou em Sobradinho em dezembro para oferecer à comunidade uma série de serviços como exames e acompanhamento profisssional.

Iniciado em 2011, pela assistente social Ranieli Adorno, o Mutirão da Cidadania reúne diversos serviços de parceiros do CIEE, públicos e privados, de maneira voluntária. Na edição de Sobradinho, foram oferecidos serviços de acompanhamento nutricional, psicológico e jurídico, exames de glaucoma e aferição de glicemia e pressão arterial. O serviço mais procurado, com foco no público jovem, foi a orientação profissional, oferecida pelo CIEE.

Para Rayssa Ramos, assistente social do CIEE e uma das organizadoras do evento, o Mutirão da Cidadania “foi a forma que encontramos de nos aproximarmos da comunidade. Ele começou a acontecer diante da demanda que identificamos no CIEE, onde pessoas em situação de vulnerabilidade social nos procuravam para ter acesso a alguns dos serviços aqui oferecidos”, relata.

A nutricionista e gastrônoma Beatriz Rodrigues, que ofereceu serviços de orientação nutricional durante o Mutirão, explica que boa parte dos participantes nunca tiveram algum contato com um profissional da nutrição. “A maioria teve o primeiro contato com um nutricionista comigo. Eu sempre busco mostrar que não é necessário atrelar a nutrição com privação alimentar. Você sempre pode melhorar os seus hábitos seguindo o seu objetivo de maneira saudável e equilibrada, seja perda de peso, melhoria da saúde ou tratamento de doenças. Nós estamos aqui para ensinar a viver melhor”, conta Beatriz.

A nutricionista explica que isso ocorre por conta das pessoas “terem dificuldade de conseguir um atendimento nutricional no posto de saúde e muitas pessoas ainda têm o receio de ir ao nutricionista, por achar que vamos privar a alimentação”.

“Nosso trabalho aqui”, explica Beatriz, “é tentar melhorar os hábitos alimentares das pessoas, levando em consideração as possíveis patologias que algumas já possuem, como diabetes, pressão alta. Tentamos incluir algumas orientações para melhorar os hábitos alimentares, de uma forma que eles possam entender mais facilmente”, conta.

A assistente social Rayssa Ramos pontua que apesar da prioridade serem pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, o Mutirão da Cidadania é um evento aberto a todo o público de maneira gratuita.

O evento, que ocorre uma vez a cada seis meses, percorre todo o Distrito Federal, acontecendo sempre em diferentes Regiões administrativas. Primeira vez em Sobradinho, a estimativa de público atendido foi de 400 famílias.

Uma das inovações da edição atual, explica Rayssa, estava relacionada à inclusão dos jovens nos programas de aprendizagem de estágio do CIEE. “Assim que incluímos o perfil desse jovem em nosso sistema, verificamos a disponibilidade de vagas. Caso haja alguma em aberto, ele já sai daqui empregado”, comemora.

Participante de primeira viagem, a estudante Melissa Silva foi em busca de orientação profissional. A jovem de 17 anos está concluindo o ensino médio e tinha algumas dúvidas sobre qual carreira profissional seguir. De acordo com Melissa, o evento foi proveitoso, pois sanou alguns dos questionamentos sobre qual profissão se dedicar. “Eu estou terminando o ensino médio dividida entre dois cursos. A orientação que o CIEE me deu fez com que eu tivesse mais informações, me ajudando a tomar uma decisão”.

A jovem pensa em escolher entre os cursos de gestão pública e fisioterapia. Perguntada sobre a motivação para escolher áreas tão distintas, Melissa revela estar entre a vontade da sua família e a possibilidade de passar em um concurso público com mais facilidade. “Estou quase convencida em cursar gestão pública, pois o campo de trabalho é amplo e o tempo de curso é de apenas dois anos”, destacou a jovem.


#CIEE #MutirãodaCidadania #serviçosocial

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: