PUBLICIDADE:

Moradores de Fercal apostam na comunicação para resolver problemas locais


Unir a comunidade através da comunicação comunitária e do ativismo local. Essa é a proposta do Projeto “14 vezes Fercal”, que começou no mês de fevereiro. A iniciativa, desenvolvida por moradores da região, conta com a parceira da Universidade de Brasília, de empresas privadas parceiras e do Jornal Nosso Bairro.

“A Mobilização é a chave para unirmos as pessoas em torno dos interesses comuns”, afirma Priscila do Carmo, idealizadora do projeto. Na primeira atividade do Projeto, moradores da região fizeram uma caminhada pelas ruas do lugar conversando com moradores e comerciantes, tentando identificar quais são as deficiências e potencialidades do ambiente na visão de quem vive no local. “O objetivo da caminhada foi fazer um mapeamento inicial dos problemas que mais afetam a comunidade. Desde falta de acessibilidade e serviços públicos, até demandas mais difusas, como a necessidade de espaços culturais e a identificação de pontos de encontros locais”, informou Priscila.

Um dos pontos identificados foi o estacionamento do CED Fercal. O lugar que deveria ser o espaço para desenvolvimento de atividades culturais e educacionais fica fechado aos fins de semana. Desta forma, o estacionamento do colégio torna-se o espaço ocupado pela garotada. Samuel, estudante da unidade educacional, relata a falta de opções na cidade. Morador de Fercal há aproximadamente dois meses, ele reclama da falta de opções de lazer. “Nos finais de semana, geralmente vou à igreja ou à casa de colegas. Além disso, não tem nada para fazer”.

O projeto realizou atividades no estacionamento da escola, como um ato simbólico da falta de diálogo entre a diretoria e a população. “Precisamos ocupar os espaços. O estacionamento da escola é simbólico. Com a falta de atividades de lazer na região, é aqui que os jovens vêm se divertir, com brincadeiras de rua”, conta Priscila.

O projeto levará ações de comunicação comunitária para as comunidades, para que, segundo Priscila, “possamos gerar um sentimento de união entre elas, algo que hoje não existe”. Uma série de oficinas serão aplicadas pelo Jornal Nosso Bairro, juntamente com o curso de comunicação da Universidade de Brasília. A ideia será criar um núcleo produtor de comunicação ativo, que gere conteúdo dentro da própria comunidade e um canal próprio de informação”, afirma Márcio Caetano, diretor do jornal.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: