Leila do Vôlei é a primeira Senadora mulher do DF

O Distrito Federal elegeu neste domingo (7) sua primeira senadora mulher. Em 2019, Leila do Vôlei (PSB) assumirá seu primeiro mandato eletivo. Ela teve 17,7% dos votos válidos. Também foi eleito Izalci Lucas (PSDB), que é atualmente deputado federal. Ele recebeu 15,3% dos votos.
Leila Gomes de Barros Rêgo é brasiliense, casada e tem 47 anos. Projetou-se nacionalmente como jogadora profissional de vôlei, participando de três olimpíadas (1992, 1996 e 2000) e conquistando medalhas de bronzes nas duas últimas. Em 2014, concorreu à Câmara Distrital e passou a ocupar a primeira suplência da sua coligação.
Leila foi secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal de 2015 a abril de 2018. Sua primeira suplente é Leany Lemos (PSB), e a segunda, Ivonete Nascimento (PCdoB).
Após 16 anos, Cristovam Buarque dá Adeus ao Senado
Atual senador Cristovam Buarque (PPS), não ocupará o Senado em 2019. Cristovam ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral, totalizando um total de 12,06% dos votos válidos. Cristovam estava no segundo mandato como senador pelo Distrito Federal.
De acordo com o parlamentar, o motivo de não ter sido reeleito não foi o "mau comportamento", mas as decisões que os eleitores não aprovaram, como votar a favor do impeachment da ex-presidente Dilma e da PEC do Teto, que congela gastos por 20 anos. "Eu não consegui reverter, teve gente que não entendeu."
Fora da vida pública no próximo ano, Cristovam afirmou que vai pensar novos rumos para sua vida. "É uma honra na minha idade ter o privilégio de mudar o meu rumo, comenta.