PUBLICIDADE:

Lar dos Velhinhos recebe ação gratuita de prevenção ao Glaucoma


Idosos do Asilo Bezerra de Menezes, em Sobradinho, receberão neste sábado,19, uma visita de uma equipe do Hospital de Olhos do Brasil (HOB). O objetivo oferecer consultas gratuitas aos moradores da instituição, além de chamar atenção para o Glaucoma, doença que afetas mais de 65 milhões de pessoas no planeta, segundo dados da OMS.

A visita é parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos e chamar a atenção para importância da prevenção do glaucoma, doença silenciosa considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. “O glaucoma é uma doença degenerativa e progressiva, que danifica as células do nervo óptico. É crônica e não tem cura, sendo que na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo”, explica o Dr. Yuji Abe, oftalmologista responsável por liderar a equipe que fará a visita.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 65 milhões de pessoas no planeta convivem com a patologia, responsável por 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Só no Brasil, ela atinge mais de 900 mil pessoas. Fazem parte do grupo de risco pessoas com mais de 40 anos (a prevalência aumenta com a idade), míopes que usam lentes acima de seis graus, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares e indivíduos da raça negra, que têm quatro vezes mais chances de serem afetados.

Muitas vezes o glaucoma age silenciosamente, por se tratar de uma doença que em alguns casos é assintomática, pois não apresenta sintomas aparentes. Esse fato resulta na procura por tratamento, na maioria dos casos, em uma fase já bastante avançada na doença. No entanto, uma vez que a visão foi perdida, independentemente do tipo de glaucoma, ela não poderá ser restaurada. “Por isso, é necessário um exame oftalmológico completo e cuidadoso, com medição da pressão intraocular, exame do fundo de olho e campo visual. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de se evitar a perda visual. Não podemos evitar que o Glaucoma apareça, mas podemos sim evitar a cegueira causada pela doença”, afirma o oftalmologista.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: