Inflação no DF sobe 0,46% em junho; setor de alimentos é o mais afetado

Após três meses seguidos de deflação, os preços em Brasília voltaram a subir e registraram alta de 0,46% em junho, alcançando a maior variação mensal do ano do índice de inflação no país, de 0,26%. Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram publicados hoje (10) pelo IBGE. Com relação ao mês de junho de 2019, a alta foi de 0,13%.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Brasília, oito apresentaram alta durante o mês. O maior impacto causado no índice veio do grupo Alimentação e bebidas (1,03%), que acelerou em relação ao resultado de maio (-0,14%). Alimentos como o leite longa vida (10,2%) e o feijão-preto (12,66%) apresentaram as maiores altas.
O setor de Habitação foi a segunda maior contribuição com preços que subiram 0,67%, registrando a maior variação mensal do grupo no ano. O aumento foi impulsionado pelo crescimento no valor dos aluguéis (1,02%) e pela taxa de água e esgoto (4,02%)
A única variação negativa no IPCA de junho veio do grupo Despesas pessoais, que já havia apresentado quedas em três meses deste ano, ficando em -0,16% em junho.A baixa foi puxada pelo setor de Recreação, que caiu cerca de 1%, principalmente por conta da desvalorização nos preços de Pacotes turísticos (-3,37%), Brinquedos (-2,71%) e Hospedagem (-2,33%).