PUBLICIDADE:

ICMBio alerta para trombas d’agua na Chapada dos Veadeiros


Com a chegada do fim do ano, os órgãos ambientais e de segurança começam a alertar os turistas que visitam as cachoeiras da região do centro-oeste sobre o risco iminente de trombas d’água.

O biólogo Fernando Tatagiba, chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, ressalta a necessidade do cuidado redobrado para quem visita a região nesse período. Tatagiba recomenda que, ao entrar no rio, o banhista localize pedras que lhe permitam marcar mentalmente o nível das águas. "Se perceber que a pedrinha ou o nível de referência sumiu, acompanhado de uma possível turbidez da água, é sinal de que uma tromba d’água se aproxima", comenta.

A presença de folhas e galhos flutuantes no rio é outro indício de que uma tromba d'água possa estar a caminho. Porém, como seus indícios são sutis e há pouco tempo para reagir, o turista deve se manter sempre atento durante a visita nesses locais

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, segundo Tatagiba, todos os turistas têm de assinar um termo de conhecimento dos riscos - que incluem, além das trombas d'água, animais peçonhentos e pedras escorregadias, entre outros pontos. Os cuidados adotados impediram que o parque registrasse qualquer morte por tromba d'água desde 1996 - embora o fenômeno seja frequente nos rios locais.

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: