Ibaneis Rocha é eleito com mais de 1 milhão de votos no DF

O Distrito Federal elegeu, no último domingo (28), o advogado Ibaneis Rocha como o novo governador para os próximos quatro anos. Ibaneis venceu o atual governador Rodrigo Rollemberg por 69,7% dos votos, totalizando mais de um milhão de votos.
A trajetória do governador eleito foi a surpresa das eleições deste ano. Pouco conhecido pela população do DF, Ibaneis começou a disputa em agosto com pouco mais de 1% de intenções de voto de acordo com as pesquisas eleitorais. Durante o pleito, superou adversários experientes e conhecidos da política no DF, como os deputados Rogério Rosso e Alberto Fraga.
No primeiro turno das eleições, pontuou 42% dos votos, garantindo a liderança e larga vantagem sobre o governador Rodrigo Rollemberg, que pontuou apenas 14%. A vantagem se estendeu ainda mais durante o segundo turno, onde Ibaneis foi eleito com quase 70% dos votos válidos.
Do escritório de advocacia ao Palácio do Buriti. Uma trajetória que Ibaneis Rocha, de 47 anos, só decidiu encarar depois que pesquisas indicaram que um novato na política poderia virar governador do Distrito Federal. Antes dessa eleição, em 2012, Ibaneis tinha sido presidente da OAB em Brasília.
Entre as principais propostas do candidato, estão os reajustes salariais para as forças de segurança pública, servidores da saúde e educação. O governador eleito afirmou também que vai zerar a fila nos hospitais, avançar na educação e na segurança e priorizar emprego e renda no primeiro ano de mandato.
Outra proposta ousada que Ibaneis pretende implantar no início de seu governo é a zona de livre comércio no DF, porém, a medida é algo que depende do aval do Governo Federal. “Já tem alguns deputados que estão trabalhando junto aos ministérios, alocando recursos para nossa cidade, e eu vou fazer um trabalho muito forte para que a gente crie uma zona de livre comércio, para que a gente possa vender para o Norte e para o Nordeste a partir de uma zona de livre comércio no Distrito Federal”, destacou o novo governador.