Hospital de Sobradinho ativa todos os leitos da UTI Adulto


Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) reabriu, no mês de julho, o último leito que estava inoperante na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. Com isso, a capacidade total subiu para oito leitos, disponíveis aos pacientes em estado grave e àqueles que necessitam de hemodiálise – processo que filtra o sangue para remover as substâncias tóxicas.

De acordo com o superintendente da Região de Saúde Norte, Ricardo Tavares, a UTI “funciona 100%, com todos os leitos ativos. É um enorme ganho para a região e para toda a rede de saúde porque é dialítico e tem uma grande demanda. Ou seja, é mais um leito regulado à disposição da população”.

Por falta de equipamentos, o leito ficou desativado por mais de quatro meses. Para mudar esse quadro, foi necessário o trabalho conjunto de toda a rede pública de saúde. Para viabilizar a abertura do leito, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) doou quatro bombas de infusão para Sobradinho. “Para abrir um leito é preciso de três a quatro bombas de infusão, porque são para pacientes graves”, explica Juliana Queiroz, diretora do HRS.

Além disso, destaca Juliana, “com o suporte do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi possível conseguir um respirador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho para a UTI adulto”.

Em média, 120 pacientes aguardam por um leito de UTI adulto na rede. Desses, cerca de dez precisam de hemodiálise, que são os mais graves e demoram mais tempo na unidade. “Diante do grande número de pacientes que tem esperado por uma vaga de UTI, esta oferta causa um impacto enorme no atendimento. Com isso, vamos aumentar o suporte para a Região de Saúde Norte e para toda a rede”, ressalta a diretora.

A taxa de permanência, de acordo com o HRS, chega a ser de até 30 dias, variando com relação à complexidade do quadro clínico de cada paciente. A maioria é de idosos e com doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão.

#hospitais #UTI #HospitaldeSobradinho #UPA #MAISNOTÍCIAS

anuncio_la_salle_vertical_retangle.jpg
anuncio_psg_retangulo.jpg

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano