PUBLICIDADE:

Fórum de Empreendedorismo social traz inovações para Brasília



Iniciativas que causem impacto social positivo. Essa foi o assunto do Fórum de Finanças e Impacto Social que ocorreu em Brasília na última terça-feira (02). Entre os presentes, representantes de fundos de investimentos, Startups, acadêmicos do assunto e empreendedores que sonham em desenvolver inciativas inovadoras como as apresentadas no fórum.

Em um dos vários painéis do evento, o representante da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (FENAE), Duda Scartezini, afirmou que as novas gerações de empreendedores trabalham a questão do propósito de suas inciativas de uma maneira muito mais presente. “No passado, o empreendedor pensava se ganhava dinheiro ou gerava impacto com seu projeto. Esse dilema é algo que não existe para as novas gerações. O pensamento agora é entrelaçar esses dois objetivos para alcançar o sucesso”, pontua.

Durante o Fórum, quatro grandes iniciativas de empreendedores de impacto foram apresentadas, cada uma delas atuando em um segmento, mostrando como a inovação nem sempre está diretamente aliada a tecnologia. Matheus Cardoso, criador da Moradigna, apresentou como o seu projeto de reformas de casas no jardim Pantanal, periferia de São Paulo. De acordo com Matheus, “as vezes as pessoas tentam se adaptar a aspectos que nem sempre devem ser aceitos. Morar em uma casa insalubre, com mofos e infiltrações é um exemplo. Quarenta milhões de brasileiros vivem nessa situação”.

A ideia de criar o projeto surgiu, explica Matheus, com o objetivo de que famílias “carentes não passem mais por situações de insalubridades, não tenham que pedir desculpas aos seus filhos por problemas como esse”. O projeto começou fazendo reformas na comunidade do jardim Pantanal, oferecendo bons serviços e condições de pagamento acessíveis para as pessoas. Atualmente, O Moradigna atende comunidades carentes na cidade de São Paulo.

Uma das apresentações mais aguardadas foi a do economista Gustavo Fuga, criador da 4YOU2 idiomas, uma rede de escolas de inglês com professores estrangeiros e de baixo custo. Gustavo, que era morador de periferia da cidade do Rio de Janeiro, contou que criou a inciativa pensando na democratização do ensino de línguas no país. “ O mercado de ensino de línguas no Brasil hoje é o segundo mais lucrativo do mundo, perdendo apenas para a China. No entanto, apenas 3% da nossa população fala inglês fluente. O problema está no alto valor cobrado por esse mercado”, destaca.

A 4YOU2 atende hoje em São Paulo cobrando mensalidades no valor de R$ 79 e com material 100% gratuito e digital. “ O nosso objetivo é levar o ensino do inglês para jovens e adultos das classes C, D e E que hoje não tem acesso ao ensino”. Gustavo ressalta a importância de aprender inglês para o desenvolvimento social. “Está comprovado que o IDH de um país está diretamente relacionado com o nível de proficiência em inglês de uma população”, afirma.

A 4YOU2 já recebeu mais de 10 prêmios de reconhecimento em todo mundo, sendo um deles concedido pelo Fórum Econômico Mundial como ideia transformadora da sociedade.

VOZ ATIVA NAS ELEIÇÕES

Reverter a lógica de se adequar nas propostas políticas. Essa é a ideia defendida pela Plataforma Voz Ativa, criada pelo Jornalista Saulo Porto. A iniciativa reúne em um banco de dados todos os candidatos das eleições 2018 para os cargos eletivos em todos país. De acordo com Saulo, “muitas pessoas ficam indecisas na hora de votar por desconhecer as propostas dos candidatos. O Voz Ativa quer acabar com isso, fazendo com que a pessoa saiba quem mais tem a ver com seu modo de pensar a política”.

A plataforma interativa funciona a partir de um questionário de perguntas. A medida que ele vai sendo respondido, o eleitor ficará sabendo quem são os candidatos que responderam de maneira semelhante as respostas dadas. Dessa maneira, uma escala de aderência é mostrada, com os políticos que o eleitor tende a ter mais afinidade. Ela já está disponível e pode ser acessada no endereço vozativa.org .

#impactosocial #fórum #Brasília #Economia #Inovação #Tecnologia

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: