PUBLICIDADE:

Ex-governador do DF, Joaquim Roriz morre aos 82 anos



O ex-governador Joaquim Roriz, de 82 anos, estava internado no Hospital Brasília e faleceu na manhã desta quinta-feira (27). Roriz estava internado desde o dia 24 de agosto por conta de uma pneumonia. De acordo com os médicos, Roriz faleceu às 7h50 vítima de choque céptico decorrentes da infecção Pulmonar. Após passar por traqueostomia e respirando com ajuda de aparelhos, ele sofreu mais duas paradas cardíacas.


Em agosto do ano passado, ele teve complicações devido ao diabetes, e para evitar necrose, foi submetido a cirurgias, primeiro para amputar dois dedos do pé e depois a perna direita, na altura do joelho.



A saúde mental de Joaquim Roriz, também foi debilitada em decorrência do Alzheimer, confirmado em fevereiro após exame que apontou um quadro de demência vascular.

O ex-governador ficou conhecido pela sua grande capacidade de comunicação com as pessoas mais humildes, cuja aproximação fazia as pessoas se emocionarem às lágrimas.

Sua trajetória começou nos anos 1970 como vereador de Luziânia (GO), onde nasceu. Em 1978 foi o deputado federal mais votado do MDB de Goiás, e em 1980 fundaria o Partido dos Trabalhadores em Luziânia. Depois foi eleito deputado federal em 1982, mas pelo PMDB.

Roriz governou o DF entre 1988 e 1990. Depois, ocupou o mesmo cargo em 1991, 1999 e entre 2003 e 2006, em gestões marcadas por grandes obras previstas no plano original de Brasília, como o Museu da República e a Biblioteca Nacional, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ele também construiu a Ponte JK, sobre o Lago Paranoá, projeto vencedor de vários prêmios internacionais, e cidades inteiras como Samambaia e Paranoá, garantindo teto para milhares de famílias pobres.

A sua despedida da vida pública ocorreu em 2010, depois que sua candidatura ao governo do DF foi impugnada com base na lei Ficha Limpa.

#JoaquimRoriz #governador #HospitalBrasília #MAISNOTÍCIAS

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: