PUBLICIDADE:

Entrevista: Ruy Coutinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico do DF


JNB - De forma geral, quais são as ações previstas da SDE, para promover o Desenvolvimento Econômico da Saída Norte do DF?


RC - O governo pretende promover o desenvolvimento econômico de forma harmônica em todas as áreas de desenvolvimento do DF. O setor norte terá toda a atenção necessária para que este objetivo seja cumprido e nenhuma região seja privilegiada ou esquecida.



Em sua opinião, por qual razão nenhum governo até hoje fortaleceu a indústria no DF, que representa apenas 1,4% do PIB do DF?


Os setores governamentais locais, federais e de prestação de serviços são as principais características da economia do DF. A indústria de transformação exige grandes áreas, espaços maiores. E as exigências ambientais sempre limitaram a instalação destas fábricas.


Sobradinho e Fercal possuem os melhores salários industriais do DF por conta das empresas de cimento. Quais são os planos da SDE para atrair esse importante segmento da economia?


Desde o ano passado, uma lei local passou a beneficiar o segmento, que já pode descontar o ICMS pago na importação do Coque (um derivado do petróleo usado como combustível nos fornos das fábricas), quando for pagar este tributo na hora da venda do cimento no mercado. O DF foi a última unidade da Federação a conceder desconto do ICMS na compra de fontes de energia utilizadas nas fábricas. A Secretaria está atenta ao segmento que também será beneficiado com a repercussão dos programas já em curso que incentivam investimentos e a geração de emprego e renda.



O Procidades prevê investimentos, da ordem de R$ 70 milhões, em apenas três RA’s (Gama, Ceilândia e Santa Maria). Por qual motivo não foram inclusas as RA’s da Saída Norte? O


Procidades é um programa voltado para a melhoria da infraestrutura nas áreas de desenvolvimento econômico, e não para a qualidade de vida da população em geral, que envolve outros programas de outras Secretarias. O programa definiu a alocação dos 70 milhões de dólares oriundos de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para as áreas de desenvolvimento econômico mais carentes de infraestrutura.



O Emprega DF promete instalar e ampliar empresas no Distrito Federal. Que pontos do programa podem beneficiar as micro e pequenas empresas de nossa região norte?


O programa visa facilitar a vida do empreendedor em todas as regiões do DF, simplificando procedimentos para que novas empresas sejam instaladas, inclusive na região norte.



Quais serão os principais benefícios da MP de criação da Região Metropolitana do DF e o que falta para ser colocada em prática?


A Medida Provisória editada ainda no governo do ex-presidente Michel Temer está sendo discutida no Congresso Nacional, e foi adotada a pedido do governador Ibaneis Rocha, antes mesmo da sua posse. A implantação da Região Metropolitana depende de deputados e senadores, e suas consequências estão sendo tratadas pela Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana.



#desenvolvimento #economia #RuyCoutinho #SecretariadeDesenvolvimentoEconômico #EmpregaDF #Procidades

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: