PUBLICIDADE:

Com licença, deputados! A bancada do DF, na Câmara Federal, é das mulheres.



O Distrito Federal elegeu no último dia 7 de outubro a nova bancada de deputados federais que irão representar os eleitores brasilienses pelos próximos quatros anos. Dos oito candidatos eleitos nas urnas, apenas a deputada Erika Kokay (PT) foi reeleita. Outro ponto interessante é o fato de nenhuma legenda conseguir emplacar dois representantes.

Eleita em primeiro lugar, a candidata Flávia Arruda (PR) alcançou um total de 120 mil votos, seguida da atual deputada Erika Kokay e da candidata do PRP, Bia Kicis. Em seu Facebook, Flávia Arruda publicou uma foto com seu marido, o ex-governador José Roberto Arruda, agradecendo pela votação expressiva que obteve nas eleições.

A grande novidade é que agora o Distrito Federal é representado pelas mulheres na Câmara Federal. Ao total, cinco das oito vagas possuem representantes femininas. Na bancada atual, a deputada Erika Kokay é a única representante mulher. De acordo com a cientista política Elisa de Araújo, “certamente é um avanço haver tantas mulheres representando o DF na Câmara Federal. Podemos atribuir a eleição destas parlamentares a uma série de fatores, como a cota de 30% do fundo partidário para candidaturas femininas determinada pelo TSE no começo do ano”.

Apesar do aumento do número de mulheres na política, a cientista afirma que o resultado seguiu a tendência vista no resto do país. “Elegemos uma maioria de parlamentares conservadores que pouco se manifestaram sobre temas relevantes para as mulheres, mas que causam polêmica ao serem abordados, tais como direitos sexuais e reprodutivos” aponta.

Entre os candidatos eleitos, apenas a deputada distrital Celina Leão foi beneficiada pelo cálculo de quociente eleitoral. Com um total de 31.610 votos, a deputada ocupou a última vaga, deixando o candidato Professor Pacco (PODE), com 39.300 de fora no Congresso Nacional.

Confira a lista de deputados federais eleitos no último dia 7 de outubro:

Flávia Arruda (PR)

121.340 votos

Érika Kokay (PT)

29.420 votos

Bia Kicis (PRP)

86.415 votos

Júlio Cesar (PRB)

79.775 votos

Professor Israel (PV)

67.598 votos

Luis Miranda (DEM)

65.107 votos

Paula Belmonte (PPS)

46.069 votos

Celina Leão (PP)

31.610 votos

#CâmaradosDeputados #eleições

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: