PUBLICIDADE:

BRB abrirá linha de crédito para imóveis sem Habite-se

Com taxas e condições atrativas, a linha de crédito se destina ao pagamento de lotes regularizados, mesmo com obra sem Habite-se, e tarifas cartorárias e impostos inerentes ao processo de transferência dos imóveis


O Banco de Brasília (BRB) anunciou na última terça, 05 de fevereiro, uma nova linha de financiamento voltada para a compra de lotes regularizados. De acordo com o BRB, os interessados poderão financiar até 90% do lote em um prazo máximo de 240 meses. Tarifas cartorárias e o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI) também serão levados em consideração no cálculo do valor total a ser financiado. A nova linha será lançada oficialmente na segunda quinzena de fevereiro, informa o Banco. Poderão ter acesso ao benefício os proprietários de lotes regularizados que estejam etapa de registro em cartório.


A medida é anunciada no momento onde várias áreas do Distrito Federal, públicas e privadas, estão próximas de serem regularizadas. A taxa de serviço anunciada pelo BRB para este tipo de financiamento será de R$ 2 mil reais, com juros a partir de 0,86% ao mês mais correção monetária baseada pela TR (Taxa Referencial).


Para ter acesso à nova modalidade de financiamento, o lote objeto do financiamento deve estar com sua matrícula individualizada e com escritura pronta para a venda. De acordo com o BRB, “o morador poderá solicitar o financiamento no momento em que ele for receber a escritura do lote, pagar as taxas cartoriais e o ITBI, que também poderão compor o financiamento”.


Júnia Bittencourt, presidente da União dos Condomínios do DF (Unica), afirma que a medida surgiu a partir da inciativa do governador Ibaneis Rocha (MDB). “O governador nos procurou oferecendo esse produto, sabendo do grau de dificuldade que estávamos tendo em buscar financiamentos, pois os bancos tradicionais se recusavam a oferecer esse tipo de crédito pela falta da Carta de Habite-se exigida pelo Sistema Financeiro da Habitação”, afirmou Bittencourt.


Para a presidente da Unica, a ferramenta será de grande ajuda para os moradores que sonham com a moradia legalizada. Muitas Pessoas, afirma, “não tem condições financeiras para arcar com os custos de regularização, e a facilidade que um financiamento desse tipo oferece, feito por um banco que conhece a nossa situação, é fundamental para que o morador alcance esse sonho. E o que é melhor, no caso daqueles que comprarem da Terracap, por exemplo, podem pagar à vista pelo lote e obter o desconto de 25% concedido no ato da compra”, comemora.


Outro ponto Importante será o cálculo de renda aplicado pelo Banco para concessão dos financiamentos. Para fins de composição de renda, o interessado poderá incluir os rendimentos do cônjuge, companheiros e dos filhos solteiros. O Limite de idade estabelecido para concessão dos valores será de 80 anos e seis meses.


O Diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UP), Ricardo Birmann, que atua com regularização de áreas particulares no DF, lembra que esse tipo de financiamento sempre esbarrou na falta de Habite-se dos imóveis. “Com a nova linha sem esse requisito, os moradores terão acesso a um credito para o momento da regularização, que, até então, dependia de um financiamento direto com o proprietário da área, seja ela pública ou privada”, comenta.


A presidente da Unica/DF conclui que, a partir de informações obtidas no BRB, a linha de crédito poderá ser acessada pelos interessados a partir da próxima segunda-feira (11/02).

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: