PUBLICIDADE:

Aplicativos de carona querem acabar com engarrafamentos


Fugir dos engarrafamentos é o objetivo de boa parte dos trabalhadores da Saída Norte do DF que enfrenta a lentidão diária no trajeto de ida e volta ao Plano Piloto. Com o objetivo de diminuir o número de veículos, grandes plataformas digitais, como o aplicativo Waze, pretendem mudar o pensamento das pessoas através do sistema de caronas.

Segundo Dados do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), mais de 50 mil carros passam diariamente pelo trecho da BR-020 entre a Sobradinho e o Plano Piloto. A plataforma, que foi criada com o objetivo de economizar o tempo dos motoristas com trajetos de trânsito mais inteligentes, o Waze, lançou-se agora no desafio de amenizar o engarrafamento em grandes cidades, com um sistema de caronas solidárias, o CarPool. Nas palavras do CEO da plataforma no Brasil, Rodrigo Loureiro, o objetivo do Carpool não é reduzir e sim “acabar com os grandes engarrafamentos”.

Para o CEO do Waze, o grande problema dos congestionamentos são as pessoas que dirigem sozinhas. “Se você dirige sozinho o seu carro diariamente, você é parte do problema. Mas, se você traz alguém como carona, você se torna parte da solução”, comenta.

O Carpool é uma nova atividade disponível no aplicativo da empresa, onde o motorista pode colocar o seu trajeto diário e dar caronas para pessoas que fariam a mesma viagem. Os valores cobrados para quem usar o serviço como carona, que visam apenas o compartilhamento de custos, como combustível e manutenção do veículo, são 100% revertidos para o motorista. Os preços variam de R$ 4, para trajetos de até 10km, e de até R$ 10, para trajetos de 40km.

A advogada Francielly Queiroz aderiu à iniciativa e começou a deixar o carro em casa, indo trabalhar de carona. “Comecei usando quando meu carro ficou indisponível. Eu pegava a carona na porta da minha casa, e era deixada diretamente no trabalho. Se fosse fazer o trajeto de ônibus, além do desconforto, seriam dois ônibus”, explica.

Além da comodidade, Francielly conta que criou laços de amizade com os motoristas com quem ela compartilhou o trajeto. “Todos eram legais, criamos uma relação de amizade depois disso. ”

A Pedagoga Juliana Souto também utiliza o serviço, mas do outro lado, sendo motorista. Segundo ela, “é uma nova forma de fazer amigos, além da motivação de saber que estamos contribuindo para um trânsito menos caótico”. Juliana é usuária há um mês e já deu carona para quatro pessoas. “Nunca tive problemas, muito pelo contrário, acabei conhecendo pessoas maravilhosas na minha vizinhança”.

Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo do Waze (motoristas) ou Waze CarPool (ir de carona) no celular, Android e IOS, e fornecer os dados pessoais e bancários para completar o cadastro.

Waze

Versão para Android

Versão para iOS

Waze Carpool

Versão para Android

Versão para iOS

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

20200603_anuncio_GDF.png
Caminito_300x300.jpg

Receba nossa newsletter

Jornal Nosso Bairro é um jornal da Editora Nosso Bairro

Siga o JNB:

  • Instagram JNB
  • Facebook JNB
  • Youtube JNB

Endereço

SCS, Quadra 7, Bloco A, 100

Edifício Torre Pátio Brasil

12º andar - Sala 1221

CEP 70307-902

Email:

Telefone: