Chuvas causam forte enxurrada no Grande Colorado


Problema conhecido dos moradores da região do Grande Colorado, as fortes chuvas que caíram na última quarta-feira causaram uma série de transtornos para os moradores dos condomínios da região. Além da enxurrada intensa na avenida São Francisco, algumas casas foram invadidas pelo grande volume de água e lama. A falta de uma rede de drenagem contribuí para o agravamento do Problema.

Em vídeos que circularam as redes sociais (vídeo) é possível ver veículos submersos e outros lutando contra a enxurrada. Nas imagens, um veículo próximo do balão de entrada do Grande Colorado, na Avenida São Francisco, luta contra a força da água para não ser arrastado. É possível ver a rua tomada pela enxurrada que corre até o vale que se encontra logo após a via de ligação com a DF-150.

Denis de Oliveira, morador do Grande Colorado, relata que já sofreu muito com as chuvas. recentemente, sua esposa, Eliane, também teve problemas com as enxurradas na avenida são Francisco. " Ela ficou ilhada próxima do viaduto da DF-150 durante o temporal", conta Denis. Para o morador, "enquanto a obra de drenagem não for executada vai continuar acontecendo, e isso acabar comprometendo as construções nas margens da Avenida São Francisco e o próprio viaduto na entrada do Colorado", destaca.

A água que escorre pela avenida segue até o vale próximo causando erosão no terreno local, algo que ocorre há vários anos. Em acordo firmado com o governo, a Urbanizadora Paranoazinho (UP), proprietária da área, tem a responsabilidade pela instalação de uma rede de drenagem na região. Porém, a obrigatoriedade do cumprimento do acordo requer o percentual de 50% do Setor Grande Colorado e tem prazo de 96 meses para ser iniciada. Além da redução dos impactos ambientais, a obra fará com que transtornos como inundações e enxurradas deixem de fazer parte do cotidiano local.

Para o diretor-presidente da UP, Ricardo Birmann, a drenagem pluvial da região reduzirá consideravelmente os problemas causados pela chuva. De acordo com o diretor “a falta de planejamento para ocupação da região é o principal fator para o surgimento desses problemas. Além da infraestrutura necessária inexistente, os danos ambientais causados são graves. Nós estamos empenhados para que através da regularização, possamos trazer uma solução sustentável para todos esses problemas”, afirma.

A especialista em meio ambiente, Mirella Glajchman, relata que a ausência da rede para escoamento da água da chuva "tem causado vários processos erosivos graves, além de aumentar a poluição e assoreamento dos córregos, com o carregamento de lixo e sedimentos”.

#chuva #enxurrada #drenagempluvial #UP #SãoFrancisco #AvenidaSãofrancisco #GrandeColorado #Brasília #temporal #tempestade #DistritoFederal #Sobradinho

anuncio_la_salle_vertical_retangle.jpg
anuncio_psg_retangulo.jpg

© 2018 por Jornal Nosso Bairro

61 3226-6000

@nossobairro3.0

@nossobairro3.0

61 98406-5321

Márcio Caetano